Um novo protesto contra o governo de Jair Bolsonaro (Sem Partido) ocorreu na manhã deste domingo (14), na embaixada do Brasil em Paris. Brasileiros residentes na França instalaram na fachada do prédio 25 quilos de ossos, faixas, pés de galinha e 40 panelas velhas com o tema “Não tem pão? Coma osso”. O objetivo é denunciar a volta da fome ao país.
Este foi o quarto protesto em forma de instalação artística realizado pelos coletivos Alerta França Brasil/MD18 e Ubuntu Audiovisual Amigos do MST desde o início da pandemia de covid-19.
Os grupos preferem o domingo, pois é um dia em que a embaixada está fechada e o policiamento é menor, para evitar atritos. Em comunicado, os organizadores explicaram que o ato faz para a opinião pública francesa um “retrato da tragédia brasileira”.
Proclamação de República
O protesto, que ocorre um dia antes da comemoração da Proclamação de República, denuncia a política sanitária, econômica e social ultraliberal do governo, que é responsável por “cinco milhões de pessoas passando fome; 19 milhões de famílias na miséria; 14 milhões de cidadãos desempregados (…) e mais de 600 mil mortos por covid”.
*Com informações da Forum
Comentários
Postar um comentário